fbpx

O que é a Engenharia Estrutural

O que é a Engenharia Estrutural

Inicialmente seria interessante tentarmos definir a Engenharia. De uma maneira mais simples, podemos dizer que a Engenharia é o conjunto de ciências e experiências que, junto com o bom senso, aliado a fatores econômicos, habilitam o engenheiro a executar da melhor maneira possível o objetivo desejado.
A Engenharia Civil é um campo dentro da Engenharia que atua nas obras civis como construção de residências e edifícios, construção de estradas, pontes, galerias de águas pluviais e esgotos, abastecimento de água, distribuição e geração de energia, etc.
É claro que qualquer um de nós tem capacidade para construir uma casa, alguns poderiam construir uma ponte, porém, somente o Engenheiro possui o conhecimento técnico aliado ao bom senso adquirido pela sua experiência para construir esta residência ou esta ponte da melhor maneira possível e, devemos entender isto como racionalização dos recursos disponíveis sem agressão ao meio ambiente, nunca esquecendo a viabilidade econômica.
Neste ponto começamos a perceber que para a execução de uma série de etapas construtivas, iremos necessitar de um conjunto de estudos que analisem as várias opções e soluções possíveis, a fim de escolhermos a solução mais adequada. São exatamente estas as funções executadas pela Engenharia de Projetos.
Entre as várias especialidades que iremos encontrar na Engenharia de Projetos, a Engenharia Estrutural é a responsável pela elaboração do projeto estrutural de novas obras, análise de obras existentes que venham a apresentar problemas, verificação da capacidade resistente em ampliações ou novas utilizações a que uma determinada obra civil venha a ser submetida, etc .
O que vem então a ser a estrutura de uma obra civil. São os elementos da construção responsáveis por garantir a estabilidade e a permanência da obra ao longo da sua vida útil para a qual foi projetada. No caso de uma residência ou de um edifício o conjunto dos elementos estruturais que exercem estas funções são as lajes, as vigas, os pilares, as fundações. No caso das pontes e viadutos, podemos citar os mesmos elementos estruturais. Os túneis possuem outros tipos de elementos estruturais que garantem o seu funcionamento. Seja um avião, uma embarcação, um estádio de futebol, uma torre de transmissão de energia, uma galeria, enfim, em todas as obras civis que dia a dia convivem conosco, existe a participação da Engenharia de Projetos Estruturais com a finalidade de garantir o bom funcionamento e comportamento estrutural quando esta obra é submetida às solicitações usuais de utilização para a qual foi projetada.
QUAIS SÃO AS OUTRAS ÁREAS DA ENGENHARIA DE PROJETOS
Várias outras especialidades serão encontradas na Engenharia de Projetos. Podemos citar os Projetos Elétricos, Projetos Hidráulicos, Aerodinâmicos, Hídricos, Transportes e tantos outros.
QUAL A IMPORTÂCIA DO PROJETO ESTRUTURAL
O projeto como um todo é muito importante. Não adianta termos um bom projeto estrutural e outros projetos de baixa qualidade. O que garante a qualidade e a sobrevivência de uma obra civil é exatamente a harmonia entre as soluções adotadas, o que significa uma coerência e compatibilidade entre os vários projetos que foram elaborados. Assim, a administração das interferências entre os vários projetos de uma obra civil, é tão importante quanto cada um dos projetos isoladamente.
Não podemos dizer que o projeto estrutural é mais importante que os outros projetos porém, a responsabilidade a qual o Engenheiro de Projeto Estrutural assume ao elaborar um projeto é infinitamente maior que a responsabilidade assumida em outras especialidades afinal, estamos falando de vidas humanas.
Quando uma edificação apresenta problemas em sua estrutura e vem a cair, seja a laje de uma residência, ou uma obra de contenção em um morro, ou ainda uma ponte em uma estrada, as conseqüências são catastróficas e normalmente sem a possibilidade de um remendo na sua solução. Podemos dizer que são poucos os casos onde isto acontece? NÃO, infelizmente os casos não são poucos, porém são pouco divulgados.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UM PROJETO ESTRUTURAL MAL FEITO
A elaboração de um projeto estrutural é feita em várias etapas assim, para caracterizarmos o que seria um projeto mal feito devemos analisá-las uma a uma.
Entende-se por concepção da estrutura o ato de criação do engenheiro ao estabelecer quais e onde estarão os elementos estruturais que irão garantir o funcionamento estrutural da edificação. A partir deste ponto, o engenheiro será auxiliado por ferramentas matemáticas e de desenho (programas de computador para engenharia estrutural), que passarão a analisar o modelo criado para representar a realidade da edificação após a sua construção.
Uma estrutura que venha a se comportar de maneira diferente da qual foi projetada devido a uma má concepção, falha de análise do modelo, etc, pode causar grandes transtornos durante a sua utilização. Deformações exageradas gerando rachaduras em paredes e emperramento de portas, quando não temos casos mais graves onde a edificação coloca em risco seus usuários, sendo necessária a sua desocupação.
O tempo que o engenheiro deve dedicar à criação do seu projeto é uma das etapas importantes. É necessário que o profissional analise e volte a analisar a sua solução para garantir não somente o bom resultado estrutural que deve ter a edificação, como também uma solução economicamente viável. Assim, muitas vezes podemos ter um projeto estrutural que após executado não irá apresentar problemas porém, o exagero na concepção da estrutura e no dimensionamento dos seus elementos, fez com que o valor gasto para a sua execução fosse exagerado. É bom ressaltar que para cada unidade paga para um projeto bem elaborado, podemos ter centenas de unidades economizadas na construção da edificação.
COMO CONTRATAR UM PROJETO COM QUALIDADE
Não é nossa intenção aqui definir  qualidade porém, resumidamente diremos que neste caso, qualidade é a satisfação de quem irá contratar o projeto, na sua elaboração e nos estudos de interferências com os outros projetos, na sua apresentação, nas soluções adotadas, no acompanhamento e vistoria quando contratados durante a execução da obra e, principalmente durante toda a vida útil da edificação.
Contratar um bom projeto significa escolher um escritório de projeto ou um profissional autônomo que possua um curriculum adequado ao tipo de edificação que se pretende projetar. Seus trabalhos já realizados fazem parte do seu patrimônio tecnológico e cultural que obrigatoriamente deverão ser levados em conta nesta escolha. Permitir que exista a liberdade do profissional para estudar várias soluções para que possa ser escolhida a mais adequada. A remuneração destinada ao projeto possui um retorno imediato, pois, ao ser bem remunerado pelo seu trabalho, o profissional tem condições de executar um número menor de projetos simultaneamente e, consequentemente, dedicar mais tempo em melhores soluções a serem adotadas.
É importante lembrar que com o auxílio de programas de computador somente partes destas tarefas deverão ser executadas. A criação da solução estrutural, as análises de interferências e o bom senso das soluções apresentadas são tarefas praticamente impossíveis de serem automatizadas visto que, cada edificação é única e necessita ser analisada separadamente.
Os programas de computador para Engenharia Estrutural irão auxiliar o engenheiro nas soluções algébricas de análise numérica dos modelos criados para representar a realidade da estrutura após a sua construção, na administração das informações do projeto e sua consistência, na elaboração de desenhos construtivos, na elaboração das listas dos materiais que serão consumidos e na elaboração de relatórios técnicos.



Rodrigo R. Carvalho

Rodrigo Carvalho Engenharia de Estruturas é uma empresa especializada no desenvolvimento de Projetos estruturais, desenvolvendo seus serviços dentro de modernos conceitos de otimização e segurança.

FALE CONOSCO

Dúvidas, entre em contato

© 2023 Feitor por AgênciaInterativa